quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Profecia Maia


Por Admarino Júnior

Profecia. Segundo o dicionário Aurélio significa: “1. Predição do futuro por um profeta e 2. Suposição, conjectura”.

Desde que a humanidade surgiu na terra e criou mecanismos culturais de contar o tempo, dar origem a deuses e formar uma visão particular e de destino e de mundo, questões como profecias sobre o final dos tempos fazem parte de sua estrutura social e cultural. Nossa sociedade não é diferente e nem a última a fazer isso.

A maioria dos cristãos está esperando o seu “Apocalipse” que culminará no arrebatamento dos eleitos de Deus na Terra e que já foi profetizado por inúmeros profetas como Daniel, Ezequiel, Isaías, Paulo de Tarso e João.

Por outro lado, vira e mexe aparece místicos ou pseudo-profetas dizem que a terra sofrerá uma grande explosão ou será alvo de um gigantesco meteorito. Nessas horas, o respaldo predileto são os profetas enigmáticos como Nostradamus, as mães Diná da vida ou neste caso, civilizações clássicas envoltas de mistérios como os Maias, Egípcios, entre outras.

Dentre todos os prognósticos produzidos pela humanidade ao longo dos séculos, talvez nenhuma delas desperte o mesmo fascínio que as previsões sobre o “fim do mundo”. Uma dessas profecias tem repercutido muito devido a proximidade cronológica de sua “concretização”: o suposto apocalipse de 2012 decreto pelos povos Maias, a famosa civilização pré-colombiana, de cultura e história riquíssimas.

Tal profecia já tem até data marcada, para dezembro de 2012. Caso aconteça mesmo, não teremos a oportunidade de presenciar alguns eventos importantes no Brasil como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Justo na vez do Brasil o mundo já estaria extinto. Será que Deus é realmente Brasileiro?

Até o cinema encarregou-se de dar sua “contribuição” para adaptação do filme: 2012 (2009), dirigido por Roland Emmerich, (o mesmo diretor de 10.000 a.c [2008]; O dia depois de Amanhã [2004]; Independece Day [1996] entre outros) baseado na teoria do calendário Maia, recheado demasiadamente de efeitos especiais, provocando divergências de opiniões.

Para esclarecer a profecia Maia, John Major Jenkins, autor do Livro intitulado “2012: a história” afirma que “os fatos encontrados em muitos campos de estudos Maias, incluindo astronomia, mitologia, iconografia, arqueologia no sítio arqueológico de Izapa no estado de Chiapas no México são fundamentais para entender o calendário de 2012”

Quando perguntado sobre qual seria o objetivo do Livro “2012: a história”, Jenkins diz que “ O objetivo era esclarecer muitos equívocos sobre os Maia. (...) Muitos escritores não têm estudado a tradição Maia, estão explorando a empolgação da data com questões falaciosas. Por exemplo, nas informações sobre os Maias e 2012, não há nenhuma evidência de um juízo final apocalíptico. 2012 seria a terminação de um ciclo, que são momentos de transformação e renovação para aquela civilização.

A partir das assertivas de John Major Jenkins podemos observar que quando uma questão é retirada de contexto, se transforma num pretexto para ser criado uma interpretação equivocada. Neste caso, os místicos modernos têm um papel fundamental para inversão de fatos. Os místicos modernos inventam suas próprias interpretações selvagens para criar anseios na sociedade. Pois eles não estão interessados em reconstruir a cosmologia antiga dos Maias. Neste caso, é importante respeitar a tradição Maia e os fatos básicos de como funciona seu calendário. Qualquer coisa fora disso, é bom deixar para O CINEMA ( a 7º arte) e sua licença poética.


PARA SABER +

Tempo, espaço e passado na mesoamérica”. Eduardo Natalino dos Santos, editora Almeida.

“Apocalipse 2012”. E. Joseph, Lawrence, editora Pensamento.

2012: a história”. John Major Jenkins, editora Larousse.

Revista Leituras da História, Ciência & Vida – número 33

4 comentários:

  1. Belo post meu grande amigo AJ!
    Um dia desse deparei com questionamentos de alunos do Ensino Médio sobre o suposto "fim do Mundo ditado pelos povos maias", percebo que é algo que chama atenção de alguns jovens. Esse post serviu como uma luva para uma resposta rápida para quem se interesse!

    ResponderExcluir
  2. bom texto.
    realmente vira e mexe temos falsas impressões sobre as proofecias.

    certa vez li que quando o cometa Halley passou pela terra todos pensavam que seria o fim do mundo por conta de profecias que diziam que a terra seria destruido pór meteoros. o que resultou num avoroso tremendo. até engraçado.

    Agora é a vez dos Maias. no entanto é sempre bom esclarecer as verdadeiras questões. como o teu texto faz.

    abraços.

    ResponderExcluir
  3. O que as vezes nos deixa intrigado é a "capacidade" de alguns Místicos oportunistas de se aproveitar de um "evento cultural" para tentar ganhar e fazer Mídia em cima. É lamentável. Por outro lado, é sempre bom procurar saber as verdadeiras intenções dos estudiosos. Neste caso, o Major Jenkins nos mostra a verdadeira "cara" da profecia MAIA.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom buscar conhecer antes os Fatos antes de sair espalhando falácias históricas.

    ResponderExcluir