segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Demétrio Magnoli


Por Admarino Júnior

MAGNOLI, Demétrio. Uma Gota de Sangue - História do Pensamento Racial. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

Hoje faz 2 meses que o Estatuto da Igualdade Racial foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 20 de Julho de 2010, por isso, já que estamos numa democracia, resolvi colocar em debate a questão Racial no Brasil. O Estatuto da Igualdade Racial possui 65 artigos e objetiva, segundo a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a correção de desigualdades históricas no que se refere às oportunidades e aos direitos dos descendentes de escravos do país. Os Brancos detêm as maiores oportunidades nas universidades, nos altos cargos empregatícios e em toda a esfera social. Já os Negros apresentam-se na contramão de tudo isso. Este é um dos argumentos defendido pelos intelectuais doutrinários da raça nega ou o movimento negro.

Para antropólogo Kabengele Munanga, professor da USP (Universidade de São Paulo) e um dos mais respeitados intelectuais contemporâneos no estudo das relações raciais, “o resultado obtido com a aprovação deste Estatuto, que passou por numerosas negociações, acompanhadas de modificações, é muito significativo para uma luta feita com armas tão desiguais”

Por outro lado, temos intelectuais que são contrário a elaboração de leis Raciais ou as chamadas políticas afirmativas. Dentre eles, destaca-se o Sociólogo Demétrio Magnoli, autor do Livro intituladoUma Gota de Sangue: História do Pensamento Racial”. O autor relata que certo dia sua filha lhe trouxe um questionário da escola em que constava o item raça. Mas o questionário foi preenchido com o “termo raça humana”. A partir daí, o Sociólogo escreve seu livro.

Num texto postado no blog do jornalista Luís Nassif(ver aqui), Magnoli é inserido no quadro dos intelectuais que ganharam mais visibilidade na mídia por se posicionarem contrariamente às políticas de ações afirmativas, que tiveram seu início no Brasil na primeira década do século XXI, incluindo cotas para negros, principalmente nas universidades públicas.

Branco, Negro e Raça são invenções Políticas” afirma Magnoli. O problema do debate e a armadilha é que quanto mais a gente fala estas palavras, mais elas se tornam comuns e se naturalizam na mente das pessoas como se essas coisas existissem como parte da natureza. Hoje em dia todas as pessoas mais ou menos informadas, sabem que Raça não existe na natureza, a biologia, a genética mostraram isso. Existe a raça Humana. Afirma o sociólogo.

O livro de Demétrio Magnoli integra um amplo movimento de intelectuais comprometidos com as idéias de nação, de povo e de identidade brasileira, por isto, opostos a interpretações raciais. Além de seus muitos méritos acadêmicos e literários seu texto é engajado no mais importante debate da atualidade sobre o Brasil.

Então, aqueles que se interessam por este debate que está cada vez mais constante, é uma boa “alimentação” para entrar nesta discussão polêmica e emblemática.

Boa Leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário