quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Idéias...

Por Admarino Júnior.

Muitos professores têm dificuldades e encontram obstáculos na hora de preparar suas aulas, inovar suas metodologias de ensino, desenvolver questões reflexivas que sejam atraentes para os alunos. Um problema recorrente e, infelizmente, é uma realidade de muitas disciplinas.

Em contrapartida, temos o projeto EduHQ (Educação através de histórias em quadrinhos e tirinhas) que teve início em 2000, com a bolsista Luisa Daou, estudante do ensino médio do Colégio Bennett selecionada para o projeto Vocação Científica do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) sob a orientação do pesquisador Francisco Caruso, do CBPF, ela começou a desenhar histórias em quadrinhos sobre conceitos relacionados à Física. O projeto deu à aluna o prêmio de melhor apresentação na III Jornada de Vocação Científica e de “Menção Honrosa” na V Jornada de Vocação Científica.

Desde então o projeto se ampliou para outras áreas do conhecimento e angariou novos alunos, sobretudo de escolas públicas do ensino médio. Os professores podem utilizá-las como ilustrações em suas metodologias ou podem utilizar como ponto de partida de uma discussão sobre uma situação descrita nos quadrinhos.

Aqueles que estiverem interessados em conhecer as tirinhas podem visitar o site do EduHQ:

http://www.cbpf.br/~eduhq/index2.html

Divirtam-se!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário