quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Livros Para Celular


Por Goliardo Romyel Cecim


Uma ainda pouco conhecida fonte de conhecimento e entretenimento é a leitura de livros pela telinha dos celulares. Esse aparelho que já faz parte da nossa rotina costuma nos acompanhar por todos os lugares, servindo às vezes como passatempo na fila do banco ou outros lugares de igual "diversão" através de joguinhos e "puzzles". No entanto a grande maioria dos celulares têm uma função negligenciada por seus usuários: a leitura de e-books. Estes livros criados inicialmente para computadores podem ser convertidos para celular e tais conversões podem ser encontrados na grande rede com facilidade. A seguir disponibilizarei links onde uma grande variedade de livros já convertidos podem ser encontrados. Geralmente basta baixar o arquivo e colocá-lo no cartão de memória via USB, não sendo necessário nenhum aplicativo extra.

Eu mesmo já utilizo livros no celular há um certo tempo mas só nas últimas semanas me acostumei e peguei o ritmo da leitura ao ponto em que hoje sinto pouca diferença entre o livro impresso e o digital. No início é estranho para os nossos olhos acostumados à tinta e ao papel mas após configurar o tamanho da letra e o brilho da tela é possível ter uma leitura agradável.

Como os livros tradicionais ainda são caros para a realidade do universitário essa opção de leitura se mostra uma boa opção já que proporciona economia e praticidade.

Sugiro a todos que experimentem essa "modalidade" que aos poucos ganha espaço entre os jovens brasileiros.

14 comentários:

  1. Concordo com o Romyel, eu ja li diversos livros pelo celular e com toda certeza possuem a mesma emoção. Eu aprovo e recomendo.
    Rô Cecim
    Visite:
    Meu eu Mágico.(http://rocecim.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a dica, mas confesso que para mim essa adaptação não será muito fácil. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. A idéia é interessante, entretanto, para mim, nada substitui o tato em um bom livro.

    ResponderExcluir
  4. Claro quer o prazer de ler um livro normal é único além de ser ótimo termos guardados em nossas estantes. Mas aguns livros não queremos comprar e guardá-los para sempre, de modo que os e-books podem servir para uma leitura despretenciosa.

    ResponderExcluir
  5. Qualquer ferramenta que venha a incentivar a Leitura seja bem vinda. Precisamos estimular a todos o gosto pela leitura. Assim pode-se ampliar-se visões e opniões.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ainda discordo. Causa males à visão e ainda, é incômodo. Bibliotecas e afins substituem a idéia de não comprar os livros, o advogar que o acesso universal à leitura com qualquer meio e, ainda mais o digital, é contraditório e equivocado.

    ResponderExcluir
  8. Como foi dito pelo AJ acredito que qualquer incentivo à leitura é válido. Logicamente que determinadas pessoas tendem a não gostar do uso da leitura através de meios alternativos. Adolescentes, Pré-adolescentes utilizam em larga medida aparelhos eletrônicos, não o usam, não obstante, na maioria das vezes, como ferramenta para leitura, seja de qualquer gênero. Destarte, grande parte dessa geração não tem a cultura da leitura, o que, portanto, viabiliza o incentivo a mesma seja por meios eletrônicos e/ou impressos. A saída está entre o equilíbrio entre a ortodoxia conservadora e as adaptações o tempo histórico em que tais leitores estão incluídos. Ignorar o meio é, ao meu ver, contraditório sob a perspectiva historiográfica.

    ResponderExcluir
  9. É, só me respondam: Como universalizar a leitura e o incentivo a esta pelo meio digital, se o próprio meio discrimina e ainda exclui parcela da população?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Questionar por questionar não leva a nada. Por que não criar outra alternativa?

    ResponderExcluir
  12. Incentivar por incentivar, incentivar sem pensar nos problemas que isso envolve que não leva a nada.
    A não ser que o slogan seja:
    Vamos incentivar o incentivo!!! Não importando o que!!!! ...VAMOS INCENTIVAR!!!

    ResponderExcluir
  13. Em nenhum momento eu disse qque os livros por celular seriam a única ou melhor opção de leitura. Dei apenas uma sugestão de outra forma de leitura. Quanto às condições financeiras para a aquisição de um celular não é obrigação minha resolver (já que a falta de recursos é um problema crônico no nosso país e eu estou longe de resolver isto sozinho)ou mesmo debater tal tema neste post.

    ResponderExcluir