quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Remanescentes de Quilombos.

Por Admarino Júnior

Olá a todos.

Bem, dando continuidade a viagem que estou realizando pela costa sul da Ilha do Marajó_Pará, tive a suntuosa, inefável e prazerosa oportunidade de conhecer uma comunidade de remanescente de Quilombos chamada de São José da Povoação, um pedaçinho da África no Marajó.

Desejoso de saber, interrogo”. A frase do grego Heródoto (considerado o pai da História) demonstra bem o meu sentimento em conhecer e relatar outras culturas, haja vista que nessa viagem usei o meu lado de quase Historiador e para tentar mostrar um pouco sobre a História, o cotidiano, a vida e as práticas culturais desta comunidade a todos.



A comunidade São José da Povoação localiza-se à margem esquerda do Rio Mutuacá, cerca de 80 km do município de Curralinho, Marajó, Estado do Pará, aproximadamente quatro a cinco horas de viagem dependendo da embarcação e da maré. De acordo com relatos, São José da Povoação é assim chamada por ter recebido este nome de uma sinhazinha vinda de Portugal que era devota de São José, mas não se sabe ao certo qual a data de sua fundação.

Segundo informações coletadas com os moradores mais antigos, São José da Povoação é uma comunidade constituída por afro-descendentes trazidos pela Família Rezende (portugueses) para substituir os índios que na época (século XIX) já eram poucos numerosos e não se adaptaram às tarefas caseiras e de trabalho no campo. Dentre esses informantes destacam-se os mais velhos, sr. Orlando (78 anos), sra.. Raimunda(80 anos)e a sra. Maria Madalena (69 anos). Pessoas super amigáveis, receptivas e repletas de histórias para contar.



A comunidade hoje é composta quase que por 100% de negros, que vivem da atividade rural, que aproxima homens, mulheres e crianças em seu convívio, seja no trabalho, na roça, nos igarapés, nos campos, nas práticas religiosas, nas conversas à sombra das árvores, enfim, em todos os momentos do seu cotidiano. Tudo poderia ser tranqüilo, uma vez que a comunidade São José da Povoação é um cantinho do Marajó esquecido. São em verdade um povo sofrido e lutador.

Devido às dificuldades em conseguir recursos para melhorar suas condições de vida, os moradores decidiram se organizar e criar a Associação dos Quilombolas do Rio Mutuacá, através dessa organização conseguiram melhorar a merenda escolar durante certo período, mas infelizmente por descuido do governo público (por falta de prestação de contas da administração) o benefício foi cancelado.



Mesmo assim os habitantes não se deixam esmorecer e vão à luta cotidianamente. Eles não estão inseridos no avanço da tecnologia e nem se influenciam pelo uso de máquinas modernas. Seus métodos de trabalho são tradicionais. As casas de farinha são de terra batida cobertas de palha, não existe motor, todo processo é manual, do plantio da maniva à produção da farinha.



Seus mitos, crenças, religiosidades, contos, folclore são diversos e imensuráveis. Aos poucos vou postar algumas Histórias que permeiam o imaginário dessa comunidade que em muitos casos nos leva a pensar o quão é importante preservar e respeitar suas memórias. É tanta coisa pra relatar que me deixa entusiasmado.

-----------------------------------------------
Obs: Fotos de Admarino Júnior
-----------------------------------------------

.

10 comentários:

  1. Caraca, é um grande prazer receber comentário e ser seguido por vocês... parabéns pelo excelente blog, é demais! seguirei-os também com certeza.
    abração e valeu pela força. :)

    ResponderExcluir
  2. Um trabalho assim com certeza aumenta a auto-estima das familias, mesmo não tendo apoio do governo, amplia a atuação e fortalecimento da comunidade.

    Beijinhos a vcs

    ResponderExcluir
  3. Ola meu caro amigo,

    gostaria de agradecer pela visita e pela opinião. Meus parabéns pelo trabalho em seu blog vez ou outra estarei aqui garimpando conhecimento. Um gande abraço, muitas alegrias em decorrência do sucesso.

    atenciosamente,

    Douglas Barraqui

    ResponderExcluir
  4. Olá Goliardos, passei aqui pra te agradecer pela sua visita lá no meu cantinho, gostei muito do seu blog, e pra retribuir já estou te seguindo.

    Espero que possamos nos tornar ótimos amigos.

    Um big beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Andrebdois,

    agradecemos pelos elogios. Seja bem vindo ao blog Goliardos.

    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rute,

    Viver em condições precárias, sem apoio do governo e em um sistema capitalista que oprime os mais necessitados, é a situação de diversos povos. Infelizmente!!!

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Douglas,
    a troca de informações e de conhecimento é de grande importância para todos. Nós gostamos disso. Por isso, seja sempre bem vindo ao Goliardos para expressar suas idéias.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Oii Michelle,
    seja bem vinda ao nosso blog.
    nós agradecemos sua participação aqui conosco.

    um grande abraço a vc.

    ResponderExcluir
  9. Junior,
    Parabéns! Estás revelando outros mundos...
    Tenho raízes no Marajó e por isso fiquei muito contente pelo post.
    Abraços,
    Pedro

    ResponderExcluir
  10. Olá Pedro,
    Em primeiro lugar, Obrigado pelos parabéns. Fico até feliz por encontrar alguém que tem raízes no Marajó (esse belo lugar). Em segundo lugar, Seja bem vindo ao nosso Blog. è um prazer tê-lo aqui conosco.

    um Grande abraço!!!

    ResponderExcluir