terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Festival (Ao ritmo do Brega)

Por Admarino Júnior


Em se tratando em manifestação cultural, a dança do carimbó não é a única que está presente nos festivais do Marajó. O brega, ritmo musical genuinamente Paraense, é comum nas atrações desejada pela população. Tive o prazer de conhecer duas bandas de brega bem conhecida pelos marajoaras. Uma se chama "Sabor do Pará" e a outra "Banda Super Gil". As duas fazem a diversão de todos que frequentam a arena do festival.


Dançar o brega é um desafio para qualquer pessoa. Haja vista que o ritmo está cada vez mais acelerado e com passes de danças acrobáticos, em muitos casos. Porém, é um ritmo bastante contagiante e que leva os espectadores ao climax das festas.
Quem se interessar em conhecer mais sobre a História do Brega pode ler o livro intitulado "Festa na cidade: o circuito bregreiro de Belém do Pará" do Historiador Maurício costa (editora EDUEPA). È uma excelente obra para saber mais deste ritmo que contagia os paraenses e, neste caso, os Marajoras.

2 comentários:

  1. Meus parabéns a todos do Grão-Pará pela beleza das suas manifestações culturais. Agradeço também pela visita ao Saiba História. Colocarei vocês na minha lista de blogs.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá profº Adinalzir,

    Os Goliardos agradecem sua consideração. Seja sempre bem vindo ao nosso blog.

    ResponderExcluir