sábado, 15 de janeiro de 2011

Esse rio é minha rua...

Por Admarino Júnior

"Esse rio é minha rua,
minha e tua mururé,
piso no peito da lua,
deito no chão da maré
"

Os versos do poema de Rui Barata musicalizado por diversos cantores paraenses externam bem a importância do rio para os povos ribeirinhos marajoaras.
Os ribeirinhos são trabalhadores e trabalhadoras que residem nas proximidades dos rios e, que há muito caracterizam-se por ter como principal atividade de subsistência, a pesca, a colheita (roça) e a caça.



Pescador retira o camarão através de um instrumento em formato de cilindro que as pessoas deste local chamam de "matapí". Este é usado da seguinte forma: Primeiro prepara-se um farelo chamado de "babaçú" enrolado numa folha de bananeira. Depois coloca-se o "babaçú" dentro do "Matapí" e leva este ao rio preso numas varas. No outro dia é retirado o matapí da água e os camarões que alí estiverem.

Esta é uma prática muito comum nos rios da costa sul da ilha do Marajó. Nesta imagem, obseservamos o pescador nas margens do rio Pará executando suas práticas de subsistência.


(**OBS: Fotos de Admarino Júnior)

6 comentários:

  1. Parabéns pelas postagens diárias! Elas estão trazendo muita cultura (marajoara) para a pessoa que vos fala.

    Obs.: as fotos ficaram muito boas.

    ResponderExcluir
  2. Como disse, é vir aqui para aprender um pouquinho, sempre...
    Vida bela e ao mesmo tempo sofrida, essa dos pescadores.
    Sabemos que apesar de tudo sempre sofrem as intempéries do tempo e tem que caminhar de acordo com as leis da natureza.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. A minha intenção de registrar algumas práticas do cotidiano dos ribeirinhos e tentar mostrar um pouco outros modos de vida.

    To tentando postar diariamente, assim que chego em alguma cidade. (de dia estamos nas vilas, a noite nas cidades). muito "louco" isso. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Olá Malu,

    vc disse uma coisa interessante: "intempéries do tempo". Realmente eles caminham de acordo com o tempo da natureza. Em breve estarei fazendo um post sobre o TEMPO para eles.

    abraços.

    ResponderExcluir
  5. Admarino, desculpe-me minha ingnorância.
    Os peixes são para o próprio consumo, ou vendem para sobrevivência?
    Bejinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá Rute, O povo ribeirinho da Ilha do Marajó, possui um modo de vida diversificado. Então, alguns usam os peixes,os camarões,as frutas, a caça para o próprio consumo. Outros usam Para vender e adquirir dinheiro para comprar ferramentas que auxilie na sua sobrevivência como Facas, terçados, redes, Lanternas etcc...

    qualquer duvida fique a vontade para perguntar.

    abraços,

    ResponderExcluir