quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Por que os jovens estão tão violentos?

Mergulhar nas causas do fenômeno é um bom começo para ir além do choque. De início, é preciso lembrar que a agressividade tende a andar com a juventude, uma fase de descoberta também dos impulsos violentos. Na puberdade, o contato físico é uma maneira inconsciente de explorar a pele do outro. Essa atividade envolve uma experimentação que pode ganhar formas mais ríspidas, sem necessariamente indicar descontrole ou intenção de humilhar.

Mudanças fisiológicas também explicam parte da agressividade. Na passagem para a adolescência, o centro de recompensa, área cerebral relacionada à produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar), é reduzido à metade. Como os níveis da substância caem, o adolescente tem mais dificuldade em ficar satisfeito - daí vem a irritabilidade que marca o período. Inclinado à impaciência, ele pode se alterar com qualquer contrariedade.

O ambiente social também influi. A começar pelas características de gênero (que se referem aos papéis culturais que a sociedade atribui a homens e mulheres). Um exemplo: a partir do momento em que um garoto desafia o outro numa briga, a recusa é vista como uma falta de virilidade, já que a dominação e o perigo são tidos como características masculinas. Isso ajuda a entender porque 90% das agressões em ambiente escolar são cometidas por meninos.


**Texto retirado da Revista Nova Escola, escrito por Camila Monroe.

Para saber +


http://revistaescola.abril.com.br/

5 comentários:

  1. Boa tarde!
    As vezes fico apreensiva , quando vejo jovens se glandiando entre eles como se estivesse em um ringue.
    Tive um aluno na 8º série , que tudo dele se resolvia em brigas.

    Não sabia conversar ou ter um acordo com ele.
    (Um pequeno relato)
    Estando na sala de aula,aplicando uma prova.
    Ouço baixinho:-Deixe de ser burro, sucesso, escrevo com dois s e ç, não da forma que escreveu, cara.
    Quando vejo o tal aluno indo com tudo em cima do amigo que o chamara de burro.
    Lá fui eu chamar a atenção e apaziguar a briga. Claro a prova foi retirada dos dois e no final da aula( já que era última aula),pedi que o aluno brigão ficasse para conversarmos.
    E ao conversar com ele , fiquei sabendo um pouco de sua vida , de seus pais e como vivia.
    O que me passou, foi que o pai ensinara que para ser respeitado tem que ser no grito e na briga, por isso agia daquela maneira.
    Expliquei que não era daquela maneira que se resolvia as coisas, que não teria ninguém por perto, quando precisasse, já que só sabia brigar.
    Sem mais delongas o caso foi encaminhado a psicóloaga do colégio que acompanhou a família depois. Não sei como está, nunca mais o vi. (Espero que esteja melhor, e entendendo que não se ganha nada brigando).
    Muitos jovens são na sociedade reflexos do que vivem nas suas próprias casas.

    Beijinhos a vocês.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me no erro de digitação da palavra psicóloga.

    ResponderExcluir
  3. Deixei um recado para você no meu blog e vim dar uma olhada no seu.
    Blog é algo divino, né?
    Encontro tantas maravilhas...
    O seu blog é muito interessante.
    Esta postagem, por exemplo, extremamente útil.
    Ainda não tive o privilégio de conhecer o seu Estado. Infelizmente falta dinheiro para conhecermos nosso próprio país.
    Você é uma pessoa de sorte...Amazonas.
    Um grande sonho!!!
    Um grande abraço da amiga blogueira.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rute, o que vc coloca é de extrema importância e verdadeiro. Começamos nossa carreira docente agora, e por enquanto, não presenciamos nenhuma forma de violência na sala de aula. Mas, pelo que conhecemos a realidade das escolas públicas brasileiras, é bom os profissionais se prepararem para agir como vc. Chamar os alunos e conversar com eless. Talvez o "segredo" seja esse, dar atenção aos nossos alunos. Muitos não tem atenção, carinho, amor e nem disciplina em suas casas. Portanto, o professor, neste caso, têm uma função social significativa.

    ResponderExcluir
  5. Oi alessandra, seja bem vinda ao nosso Blog. Realmente, blog é algo divino, é um espaço de debate, diversão, distração, e acima de tudo, de informação e aprendizado.

    Espero que conheça um dia a nossa cidade. Realmente a amazônia é linda. Embora, tenhamos alguns que queiram destruí-la.

    Seja bem vinda novamente!

    abraços!!!

    ResponderExcluir