terça-feira, 19 de outubro de 2010

Racismo

Por Admarino Júnior

No último domingo (17 de outubro de 2010) em uma partida pelo campeonato italiano, o camaronês Samuel Eto’o da Internazionale de Milão foi alvo de cânticos e insultos racistas pelos torcedores do time adversário, o Cagliari. O árbitro paralisou a partida por três minutos e disse que a bola só voltaria a rolar quando os torcedores do Cagliari parassem com os insultos.

A Liga Italiana de Futebol anunciou nesta terça-feira (19 de outubro) que o Cagliari foi punido com uma multa de € 25 mil (R$ 59 mil) por atos racistas.

O racismo é um fenômeno mundial que deve ser combatido de forma global. No Brasil temos inúmeras situações de racismo que em muitos casos é velado. Com isso, nós, professores e educadores temos que estar atentos e preparados para saber discutir essas questões em sala de aula. Levar essa discussão para a escola é condição Sine qua non para combatermos essa violência de inferiorizar o outro pela “raça”.

Para entender mais sobre a questão do Racismo no Brasil, eu indico a leitura do livro intitulado “O espetáculo das Raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870 – 1930” de Lilia Moritz Schwarcz. Um excelente livro e um bom caminho para se aprofundar na temática.

**Referência

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das Raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870 – 1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário