sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Arte = Lucro

Por Admarino Júnior

Meus caros amigo(a)s, eu estava lendo as notícias do jornal a Folha de São Paulo, e deparei-me com uma questão que tornou-se constante no mundo capitalista que vivemos. Estou falando da Indústria cultural. Este termo foi cunhado pelos filósofos da Escola de Frankfurt, sob principal liderança dos pensadores Max Horkheimer, Theodor Adorno e Herbert Marcuse.

A indústria cultural pode ser definida como o conjunto de meios de comunicação como, o cinema, o rádio, a televisão, os jornais e as revistas, que formam um sistema poderoso para gerar lucros e por serem mais acessíveis às massas, exercem um tipo de manipulação e controle social.

E por que estou falando disso aqui? Simplesmente porque, ao ler a Folha de São Paulo, olhei o anúncio da Biografia do novo “fenômeno” da música pop, Justin Bieber. A obra percorre os principais acontecimentos da vida do astro teen. Desde quando levava uma vida comum até alcançar o sucesso.

É até engraçado ler isso, e mais engraçado ainda é pensar o que um garoto de 16 anos tem a dizer em sua “grande” experiência de vida como artista muscial. Não estou anulando aqui um "possível" talento ou propensão do rapaz ou de qualquer outro para a música. E sim, chamando atenção para ação do capital ao manipular a arte em detrimento do lucro. Tudo isso, é fruto de uma questão mercadológica.

Quanto mais nos enveredamos pelo século XXI, Mais a arte se tornou em todas as tendências uma característica de uma manipulação mercadológica. Este garoto, suas músicas e sua biografia é simplesmente falsificação da arte. É criado simplesmente para lucrar. É interessante que é uma onda que contagia as massas porque como disse o escritor Ariano Suassuna, “Não se oferece o filé da carne para as pessoas, e sim, o osso.” Ou seja, não é oferecido uma arte de qualidade as pessoas, porque o que importa é gerar lucro, com um produto puramente mercadológico e sem compromisso com a estética da arte.

Nada contra a este estilo musical, tudo contra com o fechamento e afunilamento de se render apenas a uma arte mercadológica. O mais interessante que daqui a pouco o sistema vai explorar, explorar, explorar tanto a figura deste garoto, que depois vai cair no esquecimento, no ostracismo e ninguém suportará escutar suas musicas. Foi o que aconteceu com os Rebeldes, High school music, Ricky Martin, Backstreet boys, N’sync, entre outros, ditos “fenômenos” musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário