terça-feira, 12 de outubro de 2010

O imaginário Cotidiano

Por Admarino Júnior

Eu estava lendo o livro intitulado “O imaginário cotidiano” de Moacyr Scliar, que narra histórias fictícias do cotidiano brasileiro. Num simples estalo, resolvi colocar uma pequena história aqui no blog para descontrair um pouco.

**Sonho de Lesma

Ela nasceu lesma, vivia no meio de lesmas, mas não estava satisfeita com sua condição. Não passamos de criaturas desprezadas, queixava-se. Só somos conhecidas por nossa lentidão. O rastro que deixamos a história será tão desprezível quanto a gosma que nunca marca a nossa passagem pelos pavimentos.

A esta frustração correspondia um sonho: a lesma queria ser como aquele parente distante, o escargot. O simples nome já deixava fascinada: um termo francês, elegante, sofisticado, um termo que as pessoas pronunciavam com respeito e até com admiração. Mas lembravam as outras lesmas, os escargots são comidos, enquanto nós, pelo menos temos a chance de sobreviver. Este argumento não convencia a insatisfeita lesma...

Assim pensando, resolveu sacrificar sua vida por seu ideal. Para isso, traçou um plano: tinha de dar um jeito de acabar numa cozinha refinada. O que não seria tão difícil. Perto dalí havia uma horta onde eram cultivadas alfaces destinadas a Gourmets. Uma dessas alfaces, raciocinou a lesma, me levará ao destino que almejo.

Foi até a horta, e ocultou-se no vegetal. Que, de fato, foi acolhido naquele mesmo dia e levado para ser consumido.

Infelizmente, porém, a alface não fazia parte de um prato francês, mas sim de um popular e globalizado lanche. Quando a consumidora foi comer, constatou horrorizada, a presença da lesma. Chamando, o gerente a princípio negou a evidência: disse que aquilo era um vestígio de óleo queimado. O que deixou a lesma indignada: eu não sou óleo queimado, bradava, eu sou uma criatura, e uma criatura com um sonho, respeitem meu sonho ou será que, para vocês, nada mais é sagrado, só o direito do consumidor?

Ninguém a ouviu, claro. Foi ignominiosamente jogada no lixo, junto com suas ilusões de grandeza. E assim descobriu que, quem nasceu para lesma nunca chega a escargot, mesmo viajando de carona em certas alfaces, principalmente viajando de carona em certas alfaces.

Aí, eu pergunto para encerrar: quantas lesmas nós já vimos serem jogadas no lixo por insistirem em um sonho???

**Referência

SCLIAR, Moacyr. O imaginário cotidiano (crônicas brasileiras). 4º edição - São Paulo: Gaia, 2006.

7 comentários:

  1. Sim eu conheço "a pequena vendedora de fósforo" do dinamarques Hans christian andersen, ótima história(referência o que vc escreveu na postagem da Literatura)

    Parabéns, a sua postagem, e a pergunta

    As lesmas muitas vezes podem serem jogadas no lixo, mas vida não é feita só de vitórias, temos as derrotas e só os fortes sobrevivem.

    Com certeza muitas vezes(esquecendo a lesma aqui) e usando o sentido figurativo.
    O homem não está preparado para derrotas e muito menos serem jogados no lixo, sem darem a chance de realizar seus sonhos.

    Beijos a vocês meninos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Goliardos, ainda não li o texto porém parace super interessante. Vim aqui hoje para dizer que há um selo para vocês no meu blog. Que por sinal foi a Rute ai em cima que me deu. beijos

    (:

    ResponderExcluir
  3. Reflexivo esse texto, acho que muitos de nosso mártires e heróis foram tratados como lesmas por quererem simplesmente defender seus sonhos de justiça e paz.

    Gostei muito desse texto (:

    ResponderExcluir
  4. Muito boa analogia ao que acontece entre os homens, que tem seus sonhos jogados ao lixo simplismente pelo meio em que nasceram!

    ResponderExcluir
  5. O importante não é o resultado. Importa que foi atrás do seu sonho.
    Um grande abraço!
    Estou seguindo o blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá Jonas, seja bem vido ao blog Goliardos. É um pra zer tê-lo aqui conosco participando e expondo suas opniões.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá Profex, sua consideração éimportante, apesar dos nossos sonhos não ter um final feliz, realmente o que importa é lutar. chegar lá na frente e dizer: "eu lutei" correndo atrás daquilo que acredito. São as experiências que vamos adquirindo na vida. Na vitória e na derrota.

    seja bem vindo ao nosso blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir