sábado, 21 de agosto de 2010

Raul Seixas


Por Admarino Júnior

Ouro de Tolo

Eu devia estar contente porque eu tenho um emprego
Sou o dito cidadão respeitável e ganho quatro mil cruzeiros por mês
Eu devia agradecer ao Senhor por ter tido sucesso na vida como artista
Eu devia estar feliz porque consegui comprar um Corcel 73
(...)
Eu devia estar contente por ter conseguido tudo que eu quis
Mas confesso abestalhado que eu estou decepcionado!
(...)
É você olhar no espelho e se sentir um grandessíssimo idiota
Saber que é humano, ridículo, limitado
E que só usa 10% de sua cabeça animal
E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial
Que está contribuindo com sua parte
Para o nosso belo quadro social...

“Ouro de tolo” é o nome que se dava na Idade Média às promessas de falsos alquimistas. Transpondo a idéia para a década de 1970, Raul Seixas reduz a nada as aspirações da classe média que apoiou o milagre econômico da ditadura: a euforia regada pela estabilidade social do cidadão respeitável e por uma visão religiosa conformista era simplesmente um “ouro de tolo”

É com esse tom polêmico, reflexivo, crítico e maluco beleza que permeou a vida de Raul Seixas. Hoje é um dia especial e tanto quanto triste para muitos (inclusive eu) por fazer 20 anos da morte do Raul.

Muitas vezes conhecido apenas por seu lado ‘maluco beleza’, Raul Seixas demonstrou também uma profunda consciência de seu tempo. Se lembrarmos dos vinte anos de sua morte hoje, vale também ressaltar que, em um momento de repressão ditatorial, o artista usou suas canções para propagar suas idéias libertárias. “Sob o disfarce de roqueiro, você dizia coisas que as outras pessoas não poderiam dizer”, afirmou o apresentador Jô Soares na última entrevista concedida por Raul.

Ao lado do cantor Marcelo Nova, Raul Seixas recorda do tempo no exílio, quando comeu lixo em Nova York e conheceu pessoalmente John Lennon. “Eu estive com John Lennon quando ele estava separado da Yoko Ono, em um apartamento enorme. [...] Eu já tinha escrito cartas para ele sobre a sociedade alternativa. [...] Ele me botou três dias na casa dele”, disse no programa de TV.

Raul afirma ainda ter conversado sobre grandes personagens da humanidade com o ex-beatle. Mas quando questionado por Lennon sobre alguma figura de destaque no Brasil, Raul Seixas quase fica sem respostas. “Eu fiquei nervoso, não tinha ninguém pra dizer. Eu disse: - Café Filho!”, confessou entre risos.

A sociedade alternativa de Raul Seixas poderia ser apenas um sonho, uma Utopia, algo metafísico. Quem sabe. Mas, talvez essa sociedade exista dentro de cada um de nós, basta apenas despertá-la. Caso contrário viveremos sempre em uma sociedade hipócrita, narcisista, ignorante onde o que importa é o TER e não o SER. Ou melhor, o Ouro de tolo.


9 comentários:

  1. Primeiro lugar queriar parabenizá-los pelo blog. Sobre o "maluco beleza", as letras de sua obra musical justificam o lugar de destaque que este artista/intelectual ou intelectual/artista conquistou no canário brasileiro. Mais uma vez parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  2. A admiração pelo “Maluco Beleza” ultrapassa o rock. Chitãzinho e Xororó, Maria Bethânia, Milionário e Zé Rico e Elba Ramalho já regravaram composições do baiano.
    Beijinhos e ótimo domingo a vc Admarino Junior

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog, fico muito contente em saber que existem jovens, assim como eu, que usam a intelectualidade pelo bem como, também estou seguindo vocês. Assim que sair o artigo disponibilizarei para vocês.

    ResponderExcluir
  4. Saudades do Velho Raul. Só na memória agora!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo carinho Leonardo, seja sempre bem vindo ao Goliardos. Abraços..

    ResponderExcluir
  6. Rute, origado por sua participação. bom fim de semana. Colocarei a referência da editora do livro em seu blog. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Profª Ludmila, vamos ficar aguardando seu artigo. Vai ser um prazer ler ele. seja bem vinda ao nosso Blog. Muito obrigado pela gentileza.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. O pai do A>J gostava muito de Raul seixas... Acho que ele lembra do pai. Mas o Maluco Beleza possui uma infinidade de canções que maracaram a História. E que nos faz sempre refletir um pouco. E,bora muitas vezes as reflexões sejam apenas reflexões. Ou melhor, não dizem nada com nada.

    ResponderExcluir
  9. "eu ando de passo leve pra não acordar o dia, eu sou da noite a companheira mais fiel que ela queria, amo a guerra, adoro o fogo, elementos naturais do jogo,senhores! jamais me revelarei, jamais me revelarei..."
    saudades velho Raul.
    abs

    ResponderExcluir