terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Orkut como fonte histórica?

Por: Ailson Freire.

Depende do que se pretende analisar. Faça uma rápida retrospectiva em seu Orkut (caso você mantenha os mesmos recados e fotos desde quando você criou sua conta). Nele, é possível relembrar fatos do seu passado. Aquele recado de sua antiga namorada, a foto de quando você conseguiu algo muito desejado, o seu progresso material enfim, você provavelmente trouxe à sua memória fatos que lhe ocorreram anteriormente.

Marc Bloch e Lucien Febvre foram historiadores de maior destaque que propuseram a ruptura do paradigma cristalizado de que o conhecimento histórico só poderia ser construído através de documentos oficiais. Respeitando sempre os limites, o passado pode e (deve) ser revisitado através de outros caminhos como imagens, literatura, a fala (História Oral) etc. Não obstante, Marc Bloch não previu o advento de novas tecnologias como as populares redes de relacionamentos. Destarte, é imperativo perceber como se dá a construção do perfil dessas redes sociais. Afinal, a escolha das fotos a serem divulgadas, dos amigos convidados e da descrição de si mesmo perpassa uma série de valores inerentes a cada um.

Em suma, tal qual um documento escrito ou uma escultura, o Orkut pode ser usado como uma fonte histórica, desde que tenhamos cuidado ao analisar a construção das informações de seus usuários. De qualquer forma imagine a quantidade de informações que as futuras gerações de historiadores terão sobre nós. Bem diferente de quando pesquisamos o João Francisco da Silva migrante cearense que veio pra Belém na virada pro XX trabalhar nos seringais onde seu nome só aparece devido ao envolvimento em crime.


3 comentários:

  1. Muito interessante seu texto sobre um assunto atual e que interessa a todos os estudantes de história ou mesmo a qualquer um que goste de comunidades virtuais. Realmente os historiadores ainda estão muito presos a concepção arcaica do monumento histórico, sendo necessário mais análises e discurssões sobre o tema.E nada mais lógico que os Goliardos iniciarem um debate sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Os Histopriadores do Futuro, talvez, podem ter mais facilidade com a documentação. Pois, na gama técnico-informacional que estamos vivendo com os Jornais eletrônicos e os meios de comunicação cada vez mais eletrônico, tudo sendo armazenado pelo computador digitado, a facilidade aumenta consideravelmente compado a leiturta de um documento manuscrito do século XVI. XVII, XVIII. E nesse meio informacional está presente as ferramentas ou os sites de relacionamento que armazenam documentos históricos também.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, a postagem é uma pergunta. Muitos dirão que não é, porém outros dirão sim. As divergências de idéias são notáveis. O importante é pensarmos nas fontes não como verdade absoluta dos fatos.

    ResponderExcluir