quinta-feira, 24 de junho de 2010

Histórias em HD

Por Leandro Fonseca


Como sempre fico até altas horas da madrugada navegando aleatoriamente pelos mares da internet! Hoje resolvi diferenciar dos dias anteriores, utilizei este tempo ocioso e inválido olhando melhor alguns blogs, lendo algumas coisas mais interessantes. Neste devaneio eletrônico me deparei com algo no mínimo curioso: Fotos dos séculos XIX e início do XX em Alta Definição! Isso mesmo Alta Definição! Sim, eu também me perguntei “mas como?”!

Tudo começou com uma “pincelada” sobre textos escritos no Café História. Interessei-me por um intitulado “História em Alta Definição - Milhares de fotos tiradas entre 1850 1950 são disponibilizadas em alta-definição por blog americano”. O texto tem a intenção de divulgar o trabalho de um blog de fotografias americano, o Shorpy. Nas palavras do autor “O nome ‘Shorpy’ é uma homenagem feita a Shorpy Higginbotham, um adolescente de apenas 14 anos que trabalhava em uma mina de carvão há 100 anos no Alabama, Estados Unidos. São conhecidas apenas três fotos do garoto, porém os cenários em que aparece, segundo os fundadores do blog, possuem uma proximidade tão peculiar e surpreendente, que foi este o nome escolhido para simbolizar o poder de retenção do passado pelo registro fotográfico.”

Grande parte das fotos, retiradas do banco de dados da Biblioteca do Congresso Americano, passaram por alguns “rituais tecnológicos” e se apresentaram desta forma, em High-Definition. O interessante disto é perceber como eram certos costumes das pessoas desta época diante das câmeras fotográficas: como se vestiam, como olhavam para as próprias câmeras segundos antes da fotografia a ser consumada, como transumavam pelas ruas e etc. Contudo não só fotos de pessoas vamos encontrar no blog: carros, garotas com roupa de banho (incrível!), esportes também estão presentes. Embaixo de cada foto tem uma pequena legenda explicativa, em inglês.

Bom, para quem gosta de fotografia e história este blog parece ser bem interessante por trazer à tona fotos de tamanha qualidade e antiguidade. Para quem quiser saber mais sobre este incrível mundo antigo transformado em altas resoluções o endereço é este: http://www.shorpy.com/


Revisão por Rafael Santos


8 comentários:

  1. Eu já tinha lido o texto ontem. Achei fantástico o trabalho que é realizado nas fotos! Fica bem limpa, quase sem imperfeições ... Além de ser um grande recurso pra continuarmos contando a história que elas representam nas imagens. ;)

    ResponderExcluir
  2. Fui ao blog indicado, e realmente é claro e objetivo, o que querem mostrar nas fotos. O texto perfeito, o que nos leva a viajar para histórias que não vivemos.
    Obrigada por postar. Blogsfera é isso , é compartilhar conhecimentos com outras pessoas e passar o que tem de melhor , que nos possa apresentar.
    Beijinhos a vc.

    ResponderExcluir
  3. Fala Léo. Li seu post, muito bom mesmo. E a proposta desse projeto com as imagens em High-Definition é super importante. Principalmente para os estudiosos e admiradores ou simpatizantes de um estudo sobre tal tema. Abraços, e Hasta Siempre, Goliardos

    ResponderExcluir
  4. Histórias para sábios e crianças, já falava March Bloch. Teu texto realmente faz surgir a vontade de ir ver o blog indicado.

    ResponderExcluir