quinta-feira, 29 de julho de 2010

Nada mais Atual, Lenin, Marx e Gramsci...

Por Admarino Junior.

Bom, meus caros amigos, os programas eleitorais nas TV's, Rádios estão chegando, veremos "slogans" de campanhas sérias, comprometidas e outras engraçadas, beirando algo circense. No entanto, também precisamos atentar para o conteúdo jornalístico que os políticos do nosso Brasil Varonil atribuem seus discursos. Assim, é sempre bom revisar algumas leituras básicas para a compreensão que pensadores revolucionários tiveram da sociedade e de seu cunho informativo.

Pois, diante do poder alcançado pela mídia hegemônica e das ilusões ainda existentes sobre seu papel, revisitar as idéias de intelectuais marxistas sobre o tema é da maior importância e causam surpresa por sua enorme atualidade. Marx, Lênin e Gramsci, entre outros pensadores revolucionários, sempre destacaram o papel dos meios de comunicação. Exatamente por entenderem a importância da luta de idéias, do fator subjetivo na transformação da sociedade, fizeram questão de desmascarar o que chamavam, sem meias palavras, de “imprensa burguesa” e de realçar a necessidade da construção de veículos alternativos dos trabalhadores.

Estes dois elementos, a denúncia do caráter de classe da imprensa capitalista e a defesa dos instrumentos próprios dos explorados, são as marcas principais destes intelectuais marxistas. Marx, Lênin e Gramsci dedicaram enorme energia ao trabalho jornalístico, escrevendo centenas de artigos e ajudando a construir vários jornais democráticos e proletários. Foram jornalistas de mão-cheia, produzindo textos que entraram para a história. Sempre estiveram sintonizados com o seu tempo, pulsando a evolução da luta de classes; nunca se descuidaram da forma, da linguagem, para melhor difundir os seus conteúdos revolucionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário