domingo, 1 de março de 2009

NOVA ESCOLA


*Por Admarino Júnior
/Refletindo a História.

Quase todo historiador também acumula o ofício de ser educador, infelizmente são poucos acreditam na educação como instrumento revolucionário na vida dos sujeitos, pois, temos que conviver com aqueles que desconhecem a prática de educar e se habituaram a ser hostil, olhar com certo desdém, e na maior parte das vezes negligenciam essa questão. A esses indivíduos que são a escória deste ofício, vai um alerta: "Um homem só se torna homem, quando passa a acreditar em uma causa ou um ideal."
Acreditar no ofício de ser um educador, é sobretudo ensinar para a vida e não apenas direcionado a conteúdos. Educar crianças, jovens e até mesmo adultos é um desafio e tanto. Também é preciso estudar, pesquisar, experimentar e, sobretudo, compreender, caso contrário, será sempre um ser passivo e alienado.

Infelizmente, faculdades de História (e das demais disciplinas) nem sempre discutem temas pedagógicos de maneira satisfatória. Por isso, o historiador se vê obrigado a procurar tais temas em outros espaços, em outros momentos. E não há nada de errado com isso, pois quem educa está em formação continuada para sempre.

Quem quiser discutir e conhecer um pouco mais sobre temas como didática, avaliação, educação especial e outros assuntos que integram a prática didática, pode acessar o ótimo site da revista "Nova Escola". Com uma equipe altamente capacitada, a revista é recomendada para todo tipo de educador. O site - a revista também é vendida nas bancas - traz reportagens na íntegra, além de edições antigas e seções multimídia.

referência: site do café História/adaptado.


*Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História (Universidade Federal do Pará), Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia (Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará) e Bolsista do Projeto Sistematizando Fontes em História da educação Profissional no Pará (séculos. XIX e XX)./ FAPESPA.

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