sábado, 17 de setembro de 2011

Acervo do Iphan será digitalizado

Órgão de defesa do patrimônio histórico e artístico brasileiro vai disponibilizar na internet sua rica coleção, que inclui mais de 66 mil fotografias.

Em 1937, o Brasil ganhou seu primeiro órgão oficial de defesa do patrimônio, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), criado por um grupo de intelectuais ligados ao modernismo. A sede se localizava na então capital federal, no Rio de Janeiro. Mais de sete décadas depois, esse órgão, responsável pelos tombamentos, restauros e preservação dos bens culturais do país, que trocou o S pelo I em sua sigla, vai modernizar seu arquivo central e digitalizar seu acervo, que ficará disponível ao público pela internet.

O projeto inclui a digitalização de 66,5 mil fotografias do acervo, além da higienização e reorganização dos documentos da Série Inventário do Arquivo Central do Rio de Janeiro, que reúne o material de sua antiga sede. Esse conjunto inclui documentos textuais e audiovisuais sobre as ações relacionadas ao patrimônio cultural brasileiro, como relatórios de viagens dos técnicos e processos de tombamento, além do registro das primeiras décadas dos trabalhos de preservação.

Obs:
Fotografias do acervo registram, por exemplo, cotidiano das populações indigenas na década de 1950.
---------------------------------------
Por
Graziella Beting
---------------------------------------
Fonte: http://www2.uol.com.br/historiaviva/

2 comentários:

  1. Mais fontes a nossa disposição. Quem ganha é a História. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Isso é uma grande riqueza e como disse o amigo Leonardo - mais uma fonte a nossa disposição.
    Abraços

    ResponderExcluir