quarta-feira, 1 de junho de 2011

História Geral da África

No dia 21/06/2011 será lançada em Belem a edição em português da Coleção História Geral da África editada pela UNESCO(Organização as Nações Unidas Para Educação a Ciência e a Cultura). A obra de oito volumes e quase dez mil páginas foi elaborada ao longo de 30 anos por 350 pesquisadores, a maior parte deles de origem africana, e já havia sido editada em sua totalidade em inglês, francês e árabe. A cerimônia acontecerá no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará, no horário das 09h às 18h terá a participação da representação da UNESCO no Brasil.

O objetivo da tradução da obra é fazer com que professores e estudantes lancem um novo olhar sobre o continente africano e entendam sua contribuição para a formação da sociedade brasileira. Para Fernando Haddad, ministro da Educação, a coleção vem preencher uma lacuna na educação brasileira. “De fato, a história africana ainda não está inserida no currículo escolar, como estão as histórias da Europa e da América, não há dúvida que há um vácuo. Temos que ter consciência de como nosso povo se formou. A importância da África é crucial para nosso presente e para o futuro da nação brasileira”, afirma.

O conteúdo será base para a construção de materiais pedagógicos para uso de professores e estudantes. A iniciativa é um importante passo dentro de uma política pública de valorização da diversidade e de implementação da lei 10.639/03 que estabelece a Educação das Relações Étnico-Raciais e o História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

O Ministério da Educação irá distribuir a coleção para bibliotecas públicas municipais, estaduais e distritais; bibliotecas das Instituições de Ensino Superior, dos Polos da Universidade Aberta do Brasil, dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, dos Conselhos Estaduais ou Distrital de Educação. Os oito volumes estão disponíveis para download nos sites da UNESCO e do Ministério da Educação.

sites: (www.unesco.org/brasilia/publicacoes) (www.mec.gov.br/publicacoes)


Um comentário: