segunda-feira, 2 de maio de 2011

02/05/1968 – O Maio de 68 Francês

Maio de 68 foi o movimento iniciado pelos estudantes universitários contra as políticas trabalhista e educacional de De Gaulle. O movimento pode ser considerado como um mês de movimentações e transformações sociais que já haviam ocorrido nos Estados Unidos, Europa e América Latina no período de uma década, ou seja, um salto que havia demorado pra acontecer. Em 30 dias os estudantes formaram trincheiras para confrontar a polícia e dar novos significados as palavras “liberdade, rebeldia e novos tempos”.

Tudo começou na Universidade de Nanterre, nos arredores de Paris, em 2 de maio de 1968, e logo chegou a capital. Dias depois estudantes entram em conflito com a polícia contra o fechamento de outra universidade francesa, a Sorbonne. Os acontecimentos continuam e logo os estudantes e trabalhadores estavam unidos e decretando greve geral de 24 horas como protesto contra o general De Gaulle. No dia 20 de maio a mobilização atinge seu auge quando Paris amanhece sem metrô, ônibus, telefones e muitos outros serviços. O número de grevistas chegava aos 6 milhões e a Universidade de Sorbonne era palco de uma nova batalha onde as palavras eram as armas.

Os estudantes, filófosos e intelectuais envolvidos no Maio de 68 foram responsáveis pelas idéias e frases mais ousadas do século 20. Frases estas que representavam a política libertária desejada pelos estudantes: ”A imaginação ao poder”, “É proibido proibir”, "Revolução, eu te amo" e “Abaixo a sociedade espetacular mercantil”, eram apenas algumas destas frases.

----------------------------------------------

Fonte: http://historica.com.br/hoje-na-historia/o-maio-de-68-frances

Nenhum comentário:

Postar um comentário