quinta-feira, 24 de março de 2011

Não ao Racismo.

Por Admarino Júnior

Todos nós sabemos que no seio da sociedade brasileira persiste a existir a idéia do racismo. Em qualquer lugar, seja nas repartições públicas, nas esquinas das ruas ou até mesmo no futebol o racismo mostra sua cara de forma explícita ou velada.

Iniciativas para combater essa chaga social é sempre bem vinda. Neste caso, a idéia do Clube de Regatas Vasco da Gama (RJ) foi excelente. O clube apresentou nesta quinta-feira (24) sua camisa para os jogos oficiais de 2011.

A camisa faz alusão ao histórico time que ficou conhecido como Camisas Negras. Na época, o Vasco foi o primeiro clube grande a permitir negros em seu elenco no Brasil, entre 1923 e 1924, negando a solicitação da federação, que pedia a retirada de 12 jogadores negros do time. No lado esquerdo do peito da camisa, há a imagem de uma mão espalmada em preto e branco. E, na gola, está escrito "DEMOCRACIA e INCLUSÃO".

Essa “moda” sim, todos deveriam seguir.

.

6 comentários:

  1. Esta é uma ótima causa. Parabéns aos que constroem este espaço!

    Dica de filme: "Amistad".

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Clube de Regatas Vasco da Gama pelo exemplo. TODOS CONTRA O RACISMO!!! Abraços ao blog Goliardos!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, Agradecemos pela dica. Iremos ver e comentar sobre o filme. Obrigado! A idéia é que todos nós, independente de profisão esteja engajado no combate contra o Racismo. Temos uma luta muito grande pela frente.

    ResponderExcluir
  4. Leonardo, te confesso que sou Palmeirense VERDE. Mas independente de gosto por time de futebol, gostei da iniciativa do Vasco da Gama. Principalmente nesses momentos que estão aparecendo diversos casos de Racismo no Futebol. E curiosamente até na Europa que se dizem primeiro mundo a intensidade aumenta em cima de jogadores Negros. O Barcelona recentemente fez um video postado neste blog repudiando o Racismo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, editores do Goliardos!
    Obrigada pela visita ao Extensão Sala de Artes. Simplesmente AMEI o blog de vcs. Posts muito inteligentes e informativos. Estarei por aqui sempre!
    Forte abraço,
    Profa Juliana

    __________
    http://extensaosaladeartes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente, parabéns pelo blog! É muito interessante a idéia de reunir amigos e criar um espaço que reuni tanta informação.
    É louvável a iniciativa desse clube de futebol, o racismo deve ser combatido a todo momento e em todo lugar, principalmente na cabeça das pessoas.

    Por Johnny Cunha

    ResponderExcluir