sábado, 19 de fevereiro de 2011

O cotidiano

"Acordo num tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede diploma, num tenho diploma, num pude estudar
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá."

[Gabriel O Pensador, em sua música Até quando?]

8 comentários:

  1. Muitos vivem como na música do Gabriel, em uma sociedade que não dão oportunidades, ou até tem oportunidades, mas não sabem aproveitar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, post interessante, especialmente se observarmos os noticiários ultimamente, Globo repórter, Jornal Nacional, dentre outros, estão noticiando a toda hora que o Brasil se tornou o país das oportunidades, o crescimento econômico do país está criando inúmeras vagas de trabalho, mas claro, para aqueles que se prepararam para elas, fala-se até em "apagão" de profissionais em várias áreas, então entra a incoerência, precisa-se de pessoas preparadas para o mercado de trabalho, mas as escolas e os professores que preparam tais pessoas são deixados de lado, ignorados, a educação para criar um cidadão consciente de seu espaço na sociedade está sendo trocada por cursos técnicos, para criar profissionais autômatos para executar algumas tarefas pré-definidas e servir de massa de mão de obra excedente para baratear os custos de produção, daqui alguns anos poderemos ser uma nação cheia de técnicos, mas sem emoção. Abraços. PPDias.

    ResponderExcluir
  3. Continuando a letra da música: "Até quando você vai levando porrada?" Até quando vamos levar porrada??? Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rute.
    Realmente muita gente precisa de oportunidade nesse mundo. Mas enquanto vivermos em uma sociedade que não é educada e sim Treinada, adestrada que usa rédea rindo da própria tragédia, não evoluiremos no quesito de bem estar social. Mas esse é o objetivo do capitalismo. Ordem para o Povo e progresso pra burguesia.

    Por isso queremos ver o espírito do capitalismo no fio da navalha...

    abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá História Pensante, é sempre umprazer ter suas idéias exposta aqui. Realmente a mídia está anunciando muito essa questão. Tem emprego mas ninguém é qualificado para tal. Querem impor ideologicamente que as pessoas não são preparadas para desempenhar determinada função.

    Ai vem "a quilo" a promoção de cursos tecnológicos que em muitos casos possuiem curriculos duvidos que chega até comprometer uma educação nos moldes de Gramsci (Educação integral).

    Se atantarmos também para a história, veremos que por volta do ano de 1909 foram criadas escolas de aprendizes artífices em todos os estados brasileiros, destinada aos pobres pelo governo republicano com a intenção de levar trabalho manual para a classe baixa da sociedade e as funções mais prestigiadas socialmente e intelectualmente se destinou as elites brasileiras...

    É preciso olhar a História para percebermos o quanto as coisas possui continuidades...

    Abraços..

    ResponderExcluir
  6. Olá Leonardo,
    "A hora do revide está chegando" contra essa elite descarada que tá precisando levar muita porrada. Nós tb precisamos porque nós colocamos os políticos no poder.

    ResponderExcluir
  7. Gabriel O Pensador, como sempre, levando seu ouvinte a refletir sobre as desigualdades e injustiças desse nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Verdade este mundo está muito exigente, mas será que não somos nós que o tornamos exigente? Obrigado por estar me seguindo retribuo com a mesma atitude ok? E gentilmente peça que volte sempre e me divulgue porai que eu farei o mesmo... abraços eu Joabe o Poeta...

    ResponderExcluir