sábado, 19 de junho de 2010

A - deus, José Saramago (1922 - 2010)


Por Admarino Júnior


Sexta-feira, 18 de junho, José Saramago faleceu às 12h30 horas [horário local] na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença..

Saramago era um dos maiores nomes da literatura contemporânea, vencedor do prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998 e de um prêmio Camões - a mais importante condecoração da língua portuguesa.

Entre seus livros, me chama mais atenção, o mais recente romance intitulado de "Caim", em 2009. "Caim", gerou polêmica ao chegar às livrariase, depois que o episcopado lusitano afirmou que se trata de uma mera "operação publicitária" do Prêmio Nobel de Literatura de 1998.

O livro, que narra em tom irônico a história bíblica de Caim, filho de Adão e Eva que matou o irmão Abel, foi apresentado em Penafiel pelo autor. Com isso a Igreja perde um Critico aberto ao diálogo. Certa vez Saramago chegou a afirmar que a " Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana".

"Sem a Bíblia, um livro que teve muita influência em nossa cultura e até em nossa maneira de ser, os seres humanos seriam provavelmente melhores", completou.

O romancista denunciou "um Deus cruel, invejoso e insuportável, que existe apenas em nossas mentes", e afirmou que sua obra não causará problemas com a Igreja Católica "porque os católicos não lêem a Bíblia". "Admito que o livro pode irritar os judeus, mas pouco me importa."

No entanto, a obra que mais marcou minha pobre e humilde vida foi “Ensaio dobre a cegueira” que narra a história de uma cidade tomada por uma epidemia que causa perda da visão. Somente uma mulher pode enxergar e é obrigada a conviver com a situação de miséria e violência dos que vivem na escuridão. A obra foi adaptada para o cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles em 2008, com os atores Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga e Danny Glover nos papeis centrais.

Entre polêmicas e divergências é inevitável não se render as belas obras que Saramago nos deixou. Assim, os Goliardos estão de Luto por ter em Saramago uma admiração inefável.


..


3 comentários:

  1. Uma pena, caro Goliardo AJ, que perdemos um insigne escritor, José Saramago. A literatura sofre com tal perda! Bom post, meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Imfelizmente, perdemos o nosso querido, amadado e porque não dizer Odiado, José Saramago...

    Abraços, Léo.

    ResponderExcluir
  3. Saramago, ele se foi, mas continua vivo no imaginário de cada leitor.

    Grande escritor...

    ResponderExcluir