segunda-feira, 10 de maio de 2010

Paris N'América - Belém do Pará


Por Ad. Júnior

É impressionante como uma simples caminhada ou uma busca por algum produto pelo centro comercial de Belém do Pará pode nos mostrar uma verdadeira aula de História. Embora deve-se ressaltar que é preciso desviar e driblar os olhares para não depararmos com alguma barraca ou alguma loja que tomou conta do centro histórico de Belém. Uma simples e ao mesmo tempo, complicada desorganização do poder público. Enfim, o objetivo aqui é falar, ou melhor, escrever, poetizar, decifrar, declamar, seja lá o que for, sobre um monumento histórico de grande importância não só pela sua beleza, mas também, por sua constituição em um momento histórico significativo para a cidade de Belém. Refiro-me a Paris N'América. Foi fundada em 1870 - primeira empresa a se registrar na Junta Comercial do Pará - constitui-se num dos resquícios mais marcantes da riqueza advinda do ciclo da borracha.

Com alguma generosidade, pode-se notar certa semelhança com o prédio das Galeries Lafayette (uma loja de departamento francesa em Paris). Paris N'América possui a escada principal, em estilo art-nouveau ("arte nova" em francês, foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento arts e crafts e que teve grande destaque durante a Belle époque, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX) com traços sinuosos e motivos florais, conduz ao mezanino, sustentado por estrutura de ferro inglês.

Infelizmente, nos dias atuais, ela já se incorporou ao nosso jeito Nova Déli de ser. É isso mesmo, pode ser uma comparação tanto quanto grotesca, mas é assim mesmo. É difícil olhar para este monumento e ver que atualmente abriga uma loja de tecidos que aparentemente está sob os olhares do desprezo e da má conservação.

Assim como você vê uma paisagem, uma foto, um filme, e isto lhe trazem lembranças. O monumento histórico serve para você lembrar e refletir sobre o que ali ocorreu ou o que aquilo representa.


4 comentários:

  1. Aqui no Rio de Janeiro também temos exemplos como esse. É a decadência do patrimônio público. Um verdadeiro desprezo a memória e a História!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma questão que devria ser bastante discutida por todos. Nas escolas, universidades e em outros locais de propagação da preservação dos monumentos históricos.

    Realmente o que observamos são verdadeiros desprezo com tal questão!

    ResponderExcluir
  3. Tive o Prazer de entrar na loja e fiquei fascinado com tamanha beleza. Fiquei muito emocionado e por alguns segundos tentei viver aquele momento.

    ResponderExcluir
  4. as vezes vou la comprar algo e fecho os meus olhos e fico imaginando como seria aquela época , lugar fascinante

    ResponderExcluir