sábado, 29 de maio de 2010

O contador de Histórias


Por Ad. Júnior

Meus caros amigo(a)s, hoje estive na frente deste “troço” chamado computador, que já faz parte da minha vida como homem Pós-Moderno (depois que eu comecei a ler o seu Michel Foucault, a palavra Pós-moderno tornou-se freqüente no meu vocabulário), estive lendo sobre as medidas sócio-educativas de nossas crianças. E, lembrei de um Filme muito bom que vi no cinema. Tão bom que na sessão (MOVIECOM-ARTE) havia apenas 7 pessoas, dentre elas, EU e meus amigos Pedagogos (Jaílton Gomes e Danielle Alcolumbre).


O Filme é Brasileiro, Intitulado: O contador de Histórias. Resolvi colocar aqui algumas considerações. Recomendo a TODOS - Principalmente os educadores deste Brasil Varonil - que não deixem de assistir este filme antes de morrer. Brincadeira. É bom assistir em vida mesmo. É excelente!!!

Aqui vai um aperitivo:

Nascido nos anos de 1970. em Belo Horizonte, Roberto Carlos Ramos era o caçula de uma família pobre com muitos filhos. Entregue à FEBEM (Fundação para o Bem-Estar do Menor) pela mãe, que acreditava que ele teria um futuro melhor ali dentro, acabou tornando-se um fugitivo da instituição.

Mas que sobreviveu ao abandono e à violência e, por causa da intervenção de uma pedagoga francesa, Marguerite Duvas (vivida pela atriz Maria de Medeiros), conseguiu estudar e tornar-se, anos depois, um famoso contador de histórias, conhecido internacionalmente, Autor de inúmeros livros e CD´s com histórias.

A história de Roberto Carlos Ramos é uma lição de superação! Atualmente ele é Pedagogo, com Mestrado em Educação pela Unicamp, Pós-graduado em Literatura Infantil pela PUC de Minas Gerais.

Para quem não está recordando, o filme é baseado na história do próprio Roberto Carlos Ramos, um dos protagonistas da campanha publicitária que foi veiculada na televisão em 2004, “O melhor do Brasil é o brasileiro” com o slogan intitulado: “EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA.” (que teve o jogador Ronaldo, o cantor Herbert Vianna, o Roberto e outros, salve engano) VER AQUI

É claro que isto é contestado. Pois, gostaria de ver esse “NÃO DESISTO NUNCA” para lutar contra a desigualdade social, preconceito, discriminação, além de, lutar contra a permanência de políticos corruptos que só fazem implantar ORDEM para o Povo e PROGRESSO para a Burguesia. Enfim, esta é outra História. Mas dentro do filme este slogan é bem sugestivo, além, se ser emocionante.


Entrevista de Roberto Carlos Ramos No Programa do JÔ SOARES. AQUI


..........


6 comentários:

  1. Um execelente Filme. Os educadores de modo geral deveriam ver este filme. Ele é emocionbante e bastante problematizador em suas temáticas abordando diversas questões, orincipalmente, as referentes aos menores de rua e desamparados pelo poder público.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Adamarino Junior!
    Tinha comentando de novo, na postagem da AIDS, por não conseguir, mas clicando, clicando..ufa conseguir, removi o que escrevi lá e estou colocando o comentário na postagem certa.

    Depois da explicação, vamos ao que interessa:
    Obrigada por ter passado a editora, vou comprar o livro, obrigada por ter indicado meu blog também. Recebi uma notificação por e-mail que o meu blog foi indicado pelos Goliardos.Agradecida aos elogios a ele também

    Agora referente sua postagem:Assiti esse filme, emocionei com a história. Assisti a entrevista que foi divertidíssima mas com enorme conteúdo humano.
    A história de vida do Roberto Carlos Ramos, nos mostra que crianças consideradas irrecuperavéis, podem sim se tornar cidadões do bem e trazer para a sociedade o que eles tem de melhor, experiência de vida, experiência essa que nos fazem refletir que quando acreditamos em um ser humanos eles nos podem trazer supresas agradavéis, que entram para a história!

    Beijinhos, ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, está maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gents!
    Muito obrigado pelo comentário no meu blog. Fiquei muito feliz em ter vcs na lista dos seguidores. Também já virei um. Vou ler com mais atenção e comentar.
    Um grande abraço...
    Simon

    ResponderExcluir