quarta-feira, 6 de maio de 2009

Diário de um "professor".

Por Romyel Cecim.



Faço parte de um projeto da Univerisade Federal do Pará, elaborado pelo professor Mestre José de Moraes, que objetiva o ensino de jovens e adultos através de uma dinâmica de interdisciplinaridade, dando ênfase também para a abordagem de assuntos relacionados com o cotidiano dos alunos, como a vida rural e as relações sócio-ambientais.
Deste modo postarei um diário cujo contúdo expressará minha relação e aprendizado com os alunos do EJA (educação de jovens e adultos) da escola Teodomira Lima no município de Bragança, Pará.

RELATÓRIO SOBRE AS AULAS NO TEODOMIRA LIMA, PELO PROJETO DE                                                                                       INTERDISCIPLINARIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.

 

 

1ºDia: 27/04/2009

Neste primeiro dia de participação nas aulas do EJA (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Estadual Teodomira Lima, na turma da professora Ruth, me deparei com uma turma um tanto quanto interessante para minha mente fechada de aluno universitário, acostumado ás salas de aulas tradicionais. Lá me deparei com  crianças, jovens, adultos e idosos compartilhando o mesmo espaço e a mesma mestra. Após alguns minutos de um aguçado olhar de minha parte para com os alunos, a professora chegou e iniciou sua aula com uma oração. Após a oração, a mesma me apresentou para a turma intitulando-me como professor de História.

Apresentei-me á todos e expliquei o objetivo do projeto elaborado pelo professor José de Moraes, que corresponde á uma forma de ensino de jovens e adultos de uma forma diferenciada: abordando temas pelas óticas de várias disciplinas e interligando-as tentando provar que, assim como na vida, a educação não existe de forma isolada em blocos, mas sim de forma interativa entre as disciplinas que a compõe. Sempre colocando em sala de aula a realidade dos alunos.

A proposta foi muito bem aceita pelos alunos, mostrando-se empolgados pela oportunidade de serem “pioneiros”, nas palavras do aluno Seu Mário, de uma “revolução” (segundo o senhor Joaquim) no ensino brasileiro. Em seguida, demonstrei através de uma conversa interativa que teve por tema o “corpo humano”, que o assunto podia ser abordado através de diversas disciplinas ou matérias, o que os deixou bastante entusiasmados.

Na busca de uma maior interatividade com os alunos propus que fizéssemos a dinâmica do espelho, que consistiu em apresentá-los á uma “pessoa” em uma sala separada e os alunos deveriam descrever esta pessoa. Na sala havia apenas um espelho e os estudantes deveriam se olhar e pensar no seu próprio corpo e em sua personalidade e em como deveriam melhorar para se tornar pessoas melhores na sociedade em que vivem. Após a observação, todos deram o testemunho sobre sua forma de ver á si próprio, o que me permitiu conhecê-los um pouco melhor.

Para finalizar, dialogamos sobre o nosso corpo e como devemos utilizá-lo para uma melhor convivência em sociedade, de modo que pude perceber como todos são incrivelmente simples e humildes, mas ao mesmo tempo perseverantes e determinados.

 

8 comentários:

  1. Romyel, li sua experiencia trabalhando com jovens e adultos. Eu já estagiei nessa modalidade e pude perceber o quabto eles (jovens e adultos) necessitam de um ensino mais significativo. Neste caso, essa proposta inter-disciplinar é uma ferramenta imprescindível para entusiasmar os sujeitos ao ação de aprender.

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  2. Meu irmão é do babado :)

    Isso que o AJ falou é tudo mentira, ele mente muito o/ Fato \o

    rsrs.

    Gostei da postagem mano s2

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  3. Com certeza, é preciso dar muita atenção à esses estudantes, pois geralmente os mesmo passam por inúmeras dificuldades para concluir seu ensino. Mas é certo que todo esse esforço é recompensado no final, pois num país como o Brasil quem tem uma educação completa chega a ser um privilegiado.

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  4. risos, os caras posando de intelectuais preucupados com a educação!! sae dae rapa, seus pseudos seres pensantes!!! fazem isso só por dinheiro!! mercenários! quero ver entratem em projetos filantrópicos!! seus subersivos do sistema!!!
    Risos
    Falando sério...
    Pows bacana a tua participação nisso Romyel, em julho tu socializa e tals.

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  5. errata: preocupados e não preUcupado; subversivos e não subersivos. Grato pela atenção.

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  6. Mas é um energúmeno analfabeto mesmo,rsrsr! E tu, vai ficar parado ou vai postar algo construtivo? Mostre sua erudição e nos ajude a formar a nova geração de intelectuais brasileiros!!!

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  7. Isso tudo que a rosiely falou ai é mentira!! rsrsrsrs

    ei Romyel, o Rafel é um intelectual alienado...nem sabe escrever direito, quanto mais analisar os problemas socias...rsrsrs

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  8. kkkkkkkkkkkkkk. Romyel: Eu não costumo postar com frequencia pois não posso compartilhar um saber tão especial quanto o meu de qualquer forma. Quando eu terminar de escrever meu livro sobre teoria da História mando uma cópia do manuscrito para vcs para poderem se deleitarem com um manifesto historiográfico. O Aj quer ser filho do tche, vestindo camisa vermelha, usando palavras que designam um revolucionário mas é só capa, só faz isso para impressionar a namorada. eeeeeeeeeeeeeee : ) srsrssrss. O leandro nem por aqui aparece, é o goliardo que escreveu acho que apenas uma vez aqui...triste isso. auhauah Abraços meus amigos. Até daqui a pouco.
    R. Santos

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